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Case Vivant Wines

Case Vivant

por Gabriel Lima | 19/05/2020

/ Anuário CCRJ 2020
/ Prata na categoria Branded Content do Prêmio Lusófonos
A Vivant nasceu com uma natureza transgressora, trazendo a adaptação e a liberdade no seu DNA. Ao tirar o vinho da garrafa e colocar na lata, a bebida assume novas personalidades, novos caminhos são abertos e novas possibilidades de experiências são inauguradas. Porém, quando a Vivant foi apresentada para a Pivot, nada disso estava claro. A criação desse universo de marca se deu por um profundo estudo de construção de marca, no qual imergimos em estudos sobre os hábitos de consumo e comportamentos dos millenials, principal público alvo da marca.
Compreendemos que a proposta de tirar o vinho da garrafa e romper com a experiência glamourizada que envolve a taça e a rolha traziam consigo o tom de rebeldia e transgressão. Em paralelo, aprofundamos as análises sobre os comportamentos sociais do nosso público alvo nos estudos do polonês Zygmunt Bauman e nos reencontramos com o conceito de modernidade líquida. De maneira resumida, Bauman analisa o nosso contexto como uma época de liquidez, de fluidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança, no qual as pessoas estabelecem conexões frágeis e apresentam constantes incertezas sobre o que elas são, sobre o que querem ser, sobre as formas como se relacionam com o consumo e com os grupos sociais.
Dessa forma, conseguimos encontrar paralelos entre o que o produto representava com a problemática social da modernidade líquida, que aponta situações comuns aos jovens e, assim, compreendemos como a Vivant poderia se inserir nesse universo oferecendo algo potente e valioso.
Baseado numa frase do inquieto poeta francês Arthur Rimbaud, “Je est un autre” (“Eu é um outro”), o conceito da campanha de lançamento indicava um caminho para a liberdade: Seja outro. 
Seguindo esse caminho, conseguimos criar uma essência para a marca que sugeria uma solução para a problemática líquida e refletia a transgressão do produto. Entendemos que o propósito da Vivant era: encorajar as pessoas a experimentarem as possibilidades porque a liberdade torna a vida mais emocionante.
A campanha criada traduz a disrupção que a marca estava propondo por meio de personagens que representam um desejo – ou uma inspiração – para o nosso público oferecendo a possibilidade de experimentarem o diferente com o argumento de que “estar” pode ser mais interessante do que “ser”. 
O título das principais peças “seja outro, seja você” dá sequência a esse esse empoderamento e explora a diversidade como alavanca para uma vida mais emocionante. Para dar ênfase a esse sentido produzimos diversos ensaios fotográficos que exploravam esse lifestyle com a inserção do produto.
Para ilustrar o conceito, as principais peças traziam modelos, inspirados em buyer personas, com diversos looks ousados, traduzindo a ideia de experimentação e apropriação de estilos completamente diferentes. A partir daquele momento, você estava livre para transitar entre outros universos bebendo um branco, tinto ou rosé da Vivant.

 

Veja o videocase premiado pelo CCRJ.
Logo a marca começou a fazer parte do cenário carioca, marcando presença em grandes eventos como o Carnaval do Rio de 2019 e da Tardezinha. As páginas nas redes sociais acompanharam o crescimento, atingindo números importantes em alcance, crescimento e engajamento, sendo também um ponto de contato relevante para parcerias com outras marcas e influenciadores. 
A nossa campanha de lançamento e de produção de conteúdo, que duraram cerca de 3 meses, junto a diversas ações realizadas pelo time de executivos, fizeram com que a Vivant em pouco tempo pudesse expandir suas ações para além do Rio de Janeiro, se consolidando em diversos pontos do território nacional.
O primeiro prêmio a gente nunca esquece e ainda que nossa parceria tenha sido pontual desejamos que seja apenas uma das vitórias da @vivantwines.

Bastidores da produção no Estúdio Insônia. Lucas Fernandes (Criação Pivot), Fernanda Suzz (Make Up & Hair Style), Ana Ju (Modelo), Jonas Póvoa (Criação Pivot) e Guilherme Alef (Styling & Direção de Arte).

Case Vivant

por Gabriel Lima | 19/05/2020

/ Anuário CCRJ 2020
/ Prata na categoria Branded Content do Prêmio Lusófonos
A Vivant nasceu com uma natureza transgressora, trazendo a adaptação e a liberdade no seu DNA. Ao tirar o vinho da garrafa e colocar na lata, a bebida assume novas personalidades, novos caminhos são abertos e novas possibilidades de experiências são inauguradas. Porém, quando a Vivant foi apresentada para a Pivot, nada disso estava claro. A criação desse universo de marca se deu por um profundo estudo de construção de marca, no qual imergimos em estudos sobre os hábitos de consumo e comportamentos dos millenials, principal público alvo da marca.
Compreendemos que a proposta de tirar o vinho da garrafa e romper com a experiência glamourizada que envolve a taça e a rolha traziam consigo o tom de rebeldia e transgressão. Em paralelo, aprofundamos as análises sobre os comportamentos sociais do nosso público alvo nos estudos do polonês Zygmunt Bauman e nos reencontramos com o conceito de modernidade líquida. De maneira resumida, Bauman analisa o nosso contexto como uma época de liquidez, de fluidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança, no qual as pessoas estabelecem conexões frágeis e apresentam constantes incertezas sobre o que elas são, sobre o que querem ser, sobre as formas como se relacionam com o consumo e com os grupos sociais.
Dessa forma, conseguimos encontrar paralelos entre o que o produto representava com a problemática social da modernidade líquida, que aponta situações comuns aos jovens e, assim, compreendemos como a Vivant poderia se inserir nesse universo oferecendo algo potente e valioso.
Baseado numa frase do inquieto poeta francês Arthur Rimbaud, “Je est un autre” (“Eu é um outro”), o conceito da campanha de lançamento indicava um caminho para a liberdade: Seja outro. 
Seguindo esse caminho, conseguimos criar uma essência para a marca que sugeria uma solução para a problemática líquida e refletia a transgressão do produto. Entendemos que o propósito da Vivant era: encorajar as pessoas a experimentarem as possibilidades porque a liberdade torna a vida mais emocionante.
A campanha criada traduz a disrupção que a marca estava propondo por meio de personagens que representam um desejo – ou uma inspiração – para o nosso público oferecendo a possibilidade de experimentarem o diferente com o argumento de que “estar” pode ser mais interessante do que “ser”. 
O título das principais peças “seja outro, seja você” dá sequência a esse esse empoderamento e explora a diversidade como alavanca para uma vida mais emocionante. Para dar ênfase a esse sentido produzimos diversos ensaios fotográficos que exploravam esse lifestyle com a inserção do produto.
Para ilustrar o conceito, as principais peças traziam modelos, inspirados em buyer personas, com diversos looks ousados, traduzindo a ideia de experimentação e apropriação de estilos completamente diferentes. A partir daquele momento, você estava livre para transitar entre outros universos bebendo um branco, tinto ou rosé da Vivant.

 

Veja o videocase premiado pelo CCRJ.
Logo a marca começou a fazer parte do cenário carioca, marcando presença em grandes eventos como o Carnaval do Rio de 2019 e da Tardezinha. As páginas nas redes sociais acompanharam o crescimento, atingindo números importantes em alcance, crescimento e engajamento, sendo também um ponto de contato relevante para parcerias com outras marcas e influenciadores. 
A nossa campanha de lançamento e de produção de conteúdo, que duraram cerca de 3 meses, junto a diversas ações realizadas pelo time de executivos, fizeram com que a Vivant em pouco tempo pudesse expandir suas ações para além do Rio de Janeiro, se consolidando em diversos pontos do território nacional.
O primeiro prêmio a gente nunca esquece e ainda que nossa parceria tenha sido pontual desejamos que seja apenas uma das vitórias da @vivantwines.

Bastidores da produção no Estúdio Insônia. Lucas Fernandes (Criação Pivot), Fernanda Suzz (Make Up & Hair Style), Ana Ju (Modelo), Jonas Póvoa (Criação Pivot) e Guilherme Alef (Styling & Direção de Arte).

Gabriel Lima

Sócio Fundador e CEO da Pivot, agência de publicidade e marketing. Mestre em gestão da Economia Criativa pela ESPM Rio.

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